quarta-feira, 30 de junho de 2010

Antônio Menezes


Violoncelista pernambucano (23/8/1957-). É considerado, na época atual, um dos maiores instrumentistas da especialidade em todo o mundo. Antônio Jerônimo de Menezes Neto nasce no Recife, filho do trompetista João Jerônimo de Menezes.

Com 1 ano, muda-se com a família para o Rio de Janeiro, porque o pai foi convidado para ser músico do Teatro Municipal. Aos 10 anos, começa a estudar violoncelo, incentivado pelo pai. Mostra talento e é aprovado em vários concursos no Brasil, entre eles a prova para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Aos 17, vai estudar na Europa.

Freqüenta a Escola Superior de Música de Düsseldorf e depois segue para Stuttgart. Em 1977 obtém o primeiro lugar, por unanimidade, no Concurso Internacional de Munique, na Alemanha, competindo com 40 candidatos.

Em 1982 vence o Concurso Tchaikovsky de Moscou e inicia uma carreira brilhante. Faz gravações com o maestro Herbert von Karajan e a Orquestra Filarmônica de Berlim. Em 1997 grava o CD Preludiando, com clássicos do choro e músicas de sua autoria. Mora em Basel, na Suíça, com a mulher, a pianista filipina Cecile Licad, também conhecida internacionalmente.


Sala São Paulo


Considerada uma das mais belas salas do mundo, a Sala de Concertos São Paulo possui a melhor acústica da América Latina. Especialmente projetada para sediar apresentações sinfônicas e camerísticas, é também utilizada para premiações, solenidades e outros espetáculos musicais.

Informações técnicas

Capacidade Máxima: 1388
Diponibilidade Máxima: 1340
Sendo 15 cadeirantes e 48 cativos (Governo do Estado, Secretaria da Cultura e Fundação Osesp)

Área
950m²
Pé direito
24m

Piso Térreo
Platéia Central: 429 lugares
Platéia Elevada Central: 165 lugares
Platéia Elevada Lateral: 216 lugares
Mezanino
Balcão Mezanino: 179 lugares
Camarote Mezanino: 154 lugares
Piso Superior
Coro: 94 lugares
Balcão superior: 56 lugares
Camarote Superior: 80 lugares

Sala de Concertos
Área: 950m2
Pé direito: 24m
Forro móvel acústico
Elevador para piano
Ar condicionado

Palco
Capacidade: 140 músicos
Área: 320m2 (largura: 20,50m x profundidade: 11,12m)

Camarins
Os quatro camarins privativos e oito coletivos têm sistema de ar condicionado, banheiros e espelhos iluminados.

Audiovisual
Projetor, tela retro e frontal (6m x 4,5m) e DVD recorder.
Sonorização
Mesas de som, periféricos e microfones (lapela e sem fio)
O som pode ser amplificado para as áreas do Foyer, do Hall Principal, do Salão dos Arcos, da Doca e dos camarins.
Iluminação
Recursos de iluminação cênica para concertos

Bilheteria
O serviço de bilheteria da Sala São Paulo opera em eventos fechados produzindo ingressos numerados ou setorizados.

Itens disponíveis
Praticáveis de diversos tamanhos para palco
Pódio e estante para Maestro
Estantes para partituras
Cadeiras para músicos
Púlpito

Partituras
A editora de partituras da Osesp, Criadores do Brasil, possui um acervo de material de orquestra disponível para aluguel e/ou venda.

Doca
Para manipulação de carga, a Sala São Paulo possui uma área de doca com 192m², próxima ao backstage e elevador monta-carga.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Concerto para Oboé, Mozart


Concerto para Oboé em C major, K. 314 foi composto originalmente na primavera ou no verão 1777 para o oboísta Ferlendis Giuseppe (1755-1802) de Bergamo , em seguida, reformulado pelo compositor como um concerto para flauta em D maior em 1778. O concerto é uma peça amplamente estudados para ambos os instrumentos, e é um dos mais importantes concertos para oboé .




Com uma audição apurada, o concerto aos nossos ouvidos se torna uma fantasia total, como se fosse um festejo sem motivo. Esse é somente o primeiro movimento, que nos dá toda a extensão músical do intérprete e da sensação que Mozart tinha ao fazer esta composição, leve e descontraída, mostra toda a facilidade de se ouvir algo tão belo quanto o som do oboé, retirado por um bom músico.

por Rodolfo minhoto