Violoncelista pernambucano (23/8/1957-). É considerado, na época atual, um dos maiores instrumentistas da especialidade em todo o mundo. Antônio Jerônimo de Menezes Neto nasce no Recife, filho do trompetista João Jerônimo de Menezes.
Com 1 ano, muda-se com a família para o Rio de Janeiro, porque o pai foi convidado para ser músico do Teatro Municipal. Aos 10 anos, começa a estudar violoncelo, incentivado pelo pai. Mostra talento e é aprovado em vários concursos no Brasil, entre eles a prova para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Aos 17, vai estudar na Europa.
Freqüenta a Escola Superior de Música de Düsseldorf e depois segue para Stuttgart. Em 1977 obtém o primeiro lugar, por unanimidade, no Concurso Internacional de Munique, na Alemanha, competindo com 40 candidatos.
Em 1982 vence o Concurso Tchaikovsky de Moscou e inicia uma carreira brilhante. Faz gravações com o maestro Herbert von Karajan e a Orquestra Filarmônica de Berlim. Em 1997 grava o CD Preludiando, com clássicos do choro e músicas de sua autoria. Mora em Basel, na Suíça, com a mulher, a pianista filipina Cecile Licad, também conhecida internacionalmente.