terça-feira, 20 de julho de 2010

Cultura, política e desenvolvimento.

Eu prometeria ser breve, mas o assunto o impede. Gostaria de utilizar este espaço pra falar rapidamente sobre a cultura e o que gira em torno dela, os que a mantém. Basicamente pode-se perceber que a cultura geralmente é o quintal do ser humano e deve ser sempre limpo.

O fato está em quem pode inserir ela no nosso dia, a cultura é valiosa e importante, é algo que nasce dentro de nós e cresce conforme crescemos. É um bem, é uma responsabilidade, um país sem cultura não se parece um bom país, mas sim um bom campo vazio, cinza e quadrado, sem graça alguma nem objetivo.

A arte e todo o seu universo são um grito de expressão do ser humano, é o que torna um dia diferente do outro em pouca coisa, pode ser uma música bonita, um quadro intrigante, uma estátua entre outras coisas, ela tem o poder de livrar todo o ser humano de grande parte da ignorância e insensibilidade. Temos que perceber que a cultura DEVE ser livre, diz meu professor um dia: ''a arte é como um pássaro, tem que ser livre pra voar, se prender na gaiola ela morre de tristeza''. Sem tempo para divagações, o que eu pretendo dizer é que os que se movem pela cidade e o estado, tem o dever e direito como também cidadãos de compartilhar e incentivar a cultura local, a arte, e todo tipo de boa expressão humana.
É bom que os governantes e autoridades da cidade percebam que sem o incentivo, sem o bom olhar sobre os ramos culturais, a cidade não prospera tanto quanto poderia. E ainda há quem diga que a cultura é inútil, inacreditável. Nesta cidade a política comanda os projetos e tudo o que está relacionado, Votuporanga cresce sempre, mas ainda há o que melhorar e pode melhorar, basta os responsáveis darem a atenção necessária.

por Rodolfo Minhoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário